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Como cuidar da sua saúde mental na quarentena

Há quantos dias você está em casa? A sensação de ser obrigada a ficar em casa está sendo assustadora para todos. Alguns reagem de forma controlada e outros com reações frequentes de ansiedade. Mas como manter sua saúde mental com tantas informações e mudanças na rotina?

O isolamento social pegou todos de surpresa. Acho que ninguém chegou a pensar que passaria por um cenário sequer parecido com que estamos vivendo. Como lidar com os medos e preocupações?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a cuidar da sua saúde mental durante esse período.

Você não está sozinha

O mundo todo está passando pela mesma situação. Todos isolados e com pouco a se fazer, a não ser ficar em casa. Você deve procurar alternativas para ocupar o seu tempo. Seja com o trabalho, atividades na internet ou fora dela.

O isolamento pode trazer angústias e questionamentos e isso reflete diretamente na primeira dica: não saia lendo todas as notícias que encontrar e fique atenta com as fake news. 

O importante nesse momento é saber como se proteger do vírus, o que você pode e o que não pode fazer. O excesso de informações pode ser um start para crises de ansiedade.

Ficar assistindo muitos noticiários também pode ser negativo. Além de serem informações muitas vezes repetidas, os jornais acabam dando ênfase para casos extremos e isso pode aumentar suas preocupações.

Saia de grupos onde compartilham muitas notícias com informações irrelevantes e priorize somente aquelas que sejam de fontes seguras como da Organização Mundial da Saúde ou do Ministério da Saúde.

Use a internet a seu favor

Assista filmes, séries e canais no Youtube que lhe distraiam. E o mais importante: converse com amigos e familiares através dos aplicativos de mensagem.

Manter contato, mesmo que virtual, com as pessoas pode ser uma ótima alternativa para esse momento. Crie grupos de chamada de vídeo com as amigas ou ligue para um familiar que não mora com você. Existem até jogos online que você pode organizar de jogar com várias pessoas.

O objetivo é usar a internet para se distrair e dar boas risadas!

Pratique exercícios físicos

Se você já tinha o hábito de ir à academia isso vai ser fácil. Caso você nunca tenha feito exercícios, dê início a essa prática na quarentena e pesquise por uma academia para quando tudo voltar ao normal. Procure vídeos na internet que podem te ajudar a encontrar alternativas que podem ser feitas em casa.

Praticar exercícios físicos é de extrema importância não só nesse período, mas na vida normal também. Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental. Alivia os estresses do dia a dia, melhora sua disposição e humor.

Algumas academias já estão oferecendo treinos online para os alunos. Quem sabe convidar todos da sua casa para um treino juntos? Pode ser legal!

Aprenda coisas novas

O novo sempre desperta mais interesse e consequentemente, mais tempo você dedicará a isso. Busque cursos online referentes à sua profissão e até para aprender uma nova atividade. 

Quem sabe você pode até começar a meditar? É uma boa opção para aliviar o estresse dessa fase.

Existe uma infinidade de opções na internet e com certeza alguma delas vai te despertar curiosidade.

Mantenha sua rotina organizada

Apesar de todos estarem em casa, manter a rotina é essencial. Acorde no horário de costume, tire o pijama, arrume a cama e tome seu café para começar o dia. Trabalhe, tenha horário de almoço, de pausas no trabalho e tudo mais!

Está trabalhando em casa? Estipule um lugar fixo para trabalhar. Nada de ficar com o notebook na cama, combinado? 

Caso você tenha crianças em casa, também é importante explicar para eles que a rotina continuará a mesma. Faça atividades escolares, brinque com eles e coloque-os para dormir no horário de costume.

A falta de rotina também pode te causar insegurança sobre o que pode está por vir, ainda mais se você vivia na correria do dia a dia e foi obrigada a parar.

O mais importante de todas as nossas dicas, é você perceber quais delas podem realmente te ajudar. Vale lembrar que cada pessoa tem uma rotina e formas diferentes de agir diante de casos como esse. 

Converse com a sua família sobre manter a rotina para o bem da saúde física e mental de todos. Alimentem-se bem e tenham boas horas de sono. Esses detalhes podem melhorar a qualidade dos próximos dias de vocês.

Se cuida!

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